segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RELATORIO DAS ATIVIDADES DA APAE DE LICINIO DE ALMEIDA EM 2010.


Esse ano de 2010 foi um ano de muitas conquistas, de muito trabalho, em fim, de uma significativa prestação de serviços por parte da APAE à pessoas com necessidades especiais, seus familiares e todas as comunidades da cidade de de Licínio de Almeida e povoados vizinhos.
Iniciamos o ano (inicio de janeiro) já com a distribuição de verduras do cadastro da Apae nas cooperativas cuja intuito é levar alimentos à mesa de pessoas carentes de toda a zona urbana do município. Essa entidade colabora com a distribuição de alimentos para cinco (5) cooperativas: Coopemel, Coodermam, Coodeleite e Abecopal. Todas ligadas aos pequenos produtores da região do Rio Gavião. Foi um projeto de grande repercussão em todo o município. No decorrer do ano foi entregue os seguintes produtos: cenoura, abóbora, beterraba, couve, alface, batata doce, polvilho, xiringa, doce de leite e doce de banana. Toneladas de produtos foram entregues em perfeito estado de conservação a milhares de pessoas, graças à disponibilidade de funcionários da APAE e colaboração da prefeitura municipal.
Contamos com a participação efetiva da prefeitura municipal na reforma e manutenção do prédio, com todos os funcionários e com algumas despesas extras. Contando também com a participação e atuação constante dos membros da diretoria, dos pais e profissionais foram realizadas campanhas e eventos, resultando em receitas financeiras que possibilitaram o início da construção da piscina para o projeto de hidroterapia e lazer, a realizar-se no próximo ano.
Todos os setores apresentaram bom desempenho, deste a fisioterapia que contou com o trabalho de uma fisioterapeuta, cedida pela prefeitura municipal. Continuamos o projeto de higiene bucal com apoio de enfermeiros e dentista em parceria com a secretaria de saúde. Em parceria com a secretaria de ação social e CRÁS realizamos reuniões quinzenais com grupos de mães para ajudar na convivência familiar e social dos alunos.
Ainda no apoio à família, construímos quarto e banheiro para um aluno carente que se encontrava em desconforto no ambiente familiar. Atentos às necessidades dos mais carentes, foi doada ajuda uma em dinheiro para custear consulta de um aluno a neurologista particular.

Para o fortalecimento do movimento a Apae mandou representante à Salvador, que participou do I ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES DAS APAES
DA BAHIA, no mês de julho, o qual foi muito útil na qualificação em busca de geração de renda e esclarecimentos sobre a realidade das APAES no estado.
O setor pedagógico, Que segue o calendário escolar do município, como sempre com a atuação de professores compromissados e competentes, teve bom desempenho. Ao decorrer de todo ano letivo foram lembradas as datas comemorativas em sala de aula bem como a participação dos nossos alunos nos eventos cívicos e sociais realizados pelas escolas junto à secretaria de educação. (fotos em anexo)
As atividades pedagógicas foram planejadas cuidadosamente com conteúdos de escolarização através de atividades lúdicas, por meio de jogos, músicas, teatro, poesia, pintura, montagem de quebra-cabeça e colagem. Com as quais muitas habilidades motoras e cognitivas foram desenvolvidas nos alunos dentro de suas limitações individuais.
Visando o desenvolvimento e convivência social, os alunos foram acompanhados a locais públicos como restaurante, clube, visitas a escolas, quadras de esportes e, como já foi citado, fizeram várias apresentações em eventos culturais, onde se pode perceber um avanço significativo na auto-estima e conseqüentemente no comportamento de cada um deles. Também visando a socialização, aulas de computação foram ministradas com manuseio de teclado, jogos, observação de fotos e outras atividades para coordenação motora fina e habilidades visuais.
Um dos pontos fortes da APAE em 2010 foi o projeto de hortaliças mantido no terreno do fundo do prédio onde produziu em abundância várias espécies de verduras e legumes para a alimentação na escola e doação em grande parte para as famílias usuárias e comunidade local. O mesmo tem a participação de alunos, funcionários e voluntários da comunidade.
Concluímos que esta entidade diante de suas limitações profissional e financeira prestou, neste ano de 2010, um trabalho de relevância para um publico especial, bem como toda comunidade carente desse município. Acolhemos alunos tanto da zona urbana como da zona rural oferecendo oportunidade de aprendizagem, lazer, apoio à família e buscando sempre defender seus direitos de igualdade e respeito junto à sociedade da qual fazem parte.




Funcionária da APAE distribui mandioca das cooperativas para mães.



Funcionários da cooperativa descarregam caminhão de verduras na APAE.

Alunos em atividade pedagógica.


Alunos usam fantasias indígenas para lembrar o dia do índio.

Ganhadora leva o recheado balaio de São João.

Alunos vestem fantasias de flores e cantam música para homenagear mães no 2º domingo de maio.


Membros da Diretoria fazem homenagem às mães.


Eta festança boa! São João já é tradição na APAE.

Presidente, assistente social, diretora, Alunos e professores almoçam na Churrascaria Gado Bravo para comemorar o dia do estudante.

APAE representa o Estado de Alagoas no desfile de 07 de setembro e a garotada se divertem ao vestirem de personagens alagoanas.

Dentista faz campanha de escovação na APAE.

APAE comemora dia da criança no Stilo Clube do Empresário Juraci S. Carvalho.

APAE se une à escola Waldeck Ornellas em manifesto no dia da Consciência Negra.

Mães se confraternizam na festa de encerramento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário